Fotografia de imóveis

O que você precisa saber para tirar boas fotos de um imóvel

Ambientes interno

O acesso a internet cresce exponencialmente quando o assunto é compra e venda de imóveis.  As pessoas buscam informações sobre as residências ali alocadas, a região em que estão e até como é a vizinhança. O interesse do futuro comprador aumenta ainda mais quando o site proporciona a visualização de fotos do local.

As imagens podem conquistar o cliente, ou perdê-lo de vez. Para não acabar com os negócios antes mesmo de eles começarem, algumas dicas são fundamentais. A primeira é usar um tripé – ou qualquer outro tipo de ponto de apoio – para que a imagem não saia borrada. A segunda é organizar o espaço. É preciso estar atento ao enquadramento da foto e aos pequenos detalhes que podem passar despercebidos, como pratos sujos em cima de escrivaninhas ou chinelos jogados no chão. Mas a organização do ambiente também não deve “maquiar” o local. Ao contrário, quanto mais próximo do real, menos expectativas falsas a pessoa vai criar em cima daquele empreendimento.

A iluminação é parte importante de qualquer foto. Abrir as janelas e ligar todas as lâmpadas do cômodo ajudam a clarear todos os seus pontos ao invés de focar em algo específico. Caso a ideia seja realmente dar foco, o ponto de luz em questão deve estarem evidência. Se a foto estiver na contraluz, o flash deve ser acionado.

A composição das linhas também melhora o visual e ajuda o internauta a entender aquilo que está vendo. As imagens dos cômodos devem mostrar chão e teto para que seja possível visualizar o tamanho do ambiente. Centralize o máximo possível os cantos de parede para que a imagem não dê a impressão de “curva”, que diminui visualmente o local.

Se um mesmo ambiente foi fotografado mais de uma vez, a ideia é repetir algum elemento. Canto do sofá, objeto de decoração ou mesmo uma parede. Com isso o cliente vai se localizar melhor e ser capaz de entender uma sequência nas imagens.

Do lado de fora

A sala, a cozinha e os quartos são só uma parte do imóvel comprado. A área externa

Fachada

também adquire grande importância na venda de um empreendimento. Para esses locais é aconselhável que o fotografo esteja um pouco acima do nível do chão. Quando isso não acontece a imagem é tirada de baixo para cima e não dá a real proporção da casa ou edifício.

Para a fachada, é interessante valorizar a arquitetura local, o paisagismo e a segurança da propriedade, três pontos fundamentais. Como a rua é um espaço público, é fácil se deparar com obstáculos na busca da foto ideal. Procure não enquadrar carros, placas, faixas e tudo o que tire a atenção do internauta.

Itens diferenciados como sauna, churrasqueira e piscina valorizam o local. O dia escolhido para a foto também faz diferença. Dias nublados e com muitas nuvens desvalorizam a iluminação local e, consequentemente, a imagem. Ao contrário, dias ensolarados revitalizam.

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *