Como diversificar a administração do condomínio?

Administradoras próprias e gestões terceirizadas auxiliam o trabalho de síndicos

O síndico é o representante legal e o órgão administrativo mais importante de um condomínio. Responsável pela defesa dos interesses comuns dos condôminos, exerce uma função que acumula volume expressivo de responsabilidades.

Segundo o artigo 1348 do Código Civil brasileiro, além de convocar assembleias, o síndico é responsável por cumprir e fazer cumprir a convenção, comandar a conservação e segurança das partes comuns, elaborar orçamento da receita e das despesas do condomínio, cobrar contribuições e impor multas, realizar o seguro da edificação e mesmo informar os condôminos sobre procedimentos judiciais ou administrativos de interesse comum. É justamente pela quantidade de encargos que a figura tradicional do síndico é auxiliada por formas de gestão profissionais, como administradoras terceirizadas e parcerias junto às próprias construtoras.

A opção por terceirizar a gestão dos condomínios é uma solução interessante para otimizar os encargos administrativos e poupar tempo dos condôminos. Fica a cargo da administradora de condomínio toda a parte administrativa, jurídica e contábil do prédio. Somente a manutenção e limpeza são divididas com a empresa de conservação. Dessa forma, a administração fica por conta de quem já conhece do assunto, demandando-se menos tempo dos moradores.

Por isso, para melhor atender às demandas desse perfil de morador, algumas construtoras adotam a postura de indicar aos proprietários uma empresa terceirizada para administrar os imóveis que constrói. A solução encontrada por outras construtoras é constituir uma administradora própria nos imóveis que constrói, encarregando-se das responsabilidades de gestão ao menos por um ano. Como a construtora é responsável pela edificação, gerir o condomínio é vantajoso para todos, pois, a empresa pode atender a tempo qualquer anormalidade não detectada na vistoria final da obra. Assim presença da construtora proporciona mais segurança aos condôminos.

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *