Como fazer um jardim na varanda?

jardim-de-varanda1

Você já pensou em ter um jardim na sua varanda? Não? Então está na hora de começar a pensar nessa ideia!

Confesso que pesquisando sobre esse tema vi muitas varandas com um jardim mais lindo que o outro, e já que algumas pessoas ainda acham que jardim limita-se apenas para quem mora em casa resolvi dar dicas sobre como ter um jardim na varanda do seu apartamento.

Primeira atitude a ser tomada é verificar se o condomínio permite alterações e quais são elas para que não mude a estrutura de fachada ou mesmo para que não incomode seu vizinho.

Após as devidas atualizações e autorizações o segundo passo é saber em qual face fica o seu apartamento (norte, sul, leste, oeste), pois de acordo com ela a iluminação e os ventos darão o tom e a direção sobre qual tipo de planta cultivar no local.

Fique atento se a sua varanda comporta o peso dos vasos. Caso você constate que não suportará o peso dos vasos mais pesados como os de cerâmica, por exemplo, escolha os que são feitos de resina, eles dão o mesmo efeito e são mais leves.

Outros detalhes como a impermeabilização do local para que se crie uma membrana capaz de suportar umidade seguindo de uma camada drenante que permite a retenção e o escoamento da água, são alguns dos passos para a plantação das espécies escolhidas e adequadas ao seu espaço.

Porém se não for possível criar esse estrutura na sua varanda utilize-se das paredes para pendurar vasos com plantas e algumas ervas. Se você adora cozinhar aproveite para plantar alecrim, camomila, sálvia, manjericão, orégano, etc., e faça a festa.

Com essas dicas espero que vocês tenham se animado em fazer um jardim em casa, mesmo que seja em uma varanda bem pequenina.

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *