O Corretor da novela da Globo e um Desejo

Por: 

Uma semana repleta de realizações profissionais, pessoais, materiais e espirituais.

Tenho lido várias críticas sobre a imagem que está sendo apresentada para o público do corretor de imóveis, interpretado por Malvino Salvador, da novela das nove, Amor à Vida, e resolvi contribuir com a discussão e reflexão desse tema por ser a Globo, e por acreditar que seria bom dar um ponto de vista contrário ao da maioria das opiniões que tenho observado.

Antes quero comentar dois pontinhos para relaxar aqueles que pensam que eu quero ser “o do contra”:

Jamais tinha visto um protagonista bonzinho, educado, de família e com tantos predicados que exercesse a nossa profissão;
Não é por ser da Globo que fica bonitinho ser do “contra”.

corretor-novela-malvino-salvador-2

No meu modo de pensar, a imagem de um galã, no sentido de ser o “herói” da trama, aliado ao fato de passar ser um excelente pai, que resolveu encarar uma “paternidade” afetiva sozinho, provedor da família, bom caráter, honesto, sério, trabalhador, bom irmão, bom filho. Meus amigos, eu acho que está de bom tamanho para nós. Creio que o ator, o autor e a novela tem nos ajudado a fugir do estereótipo que ainda estamos vinculados e que está em um padrão mais abaixo do que o proposto pelo enredo da novela.

Sobre esse tema eu creio que existe uma maioria silenciosa entre os corretores que talvez me apoiem nessa tese, ou não. Mas gostaria de colocar a minha opinião para contribuir com essa discussão que acho sim importante e pertinente para nossa classe.

Agora, com perdão da ousadia, uma proposta (corretor adora uma proposta), de que a novela explore mais o universo do nosso dia-a-dia, como por exemplo:

– da nossa luta para promovermos um sustentável modo de vida;
– da questão da indisponibilidade para a filha (no caso) por conta de um excesso de carga de trabalho, na maioria das vezes, nos períodos que todos estão descansando e nos seus momentos de lazer (finais de semana);
– da inconstância financeira que promove diversos desconfortos, mas por outro lado a galhardia e coragem de enfrentarmos a luta;
– do otimismo necessário que essa nossa profissão exige;
– da resiliência que nos é peculiar;
– das bases diversas de apoio de conhecimentos secundários que temos que obter, seja na área de arquitetura, psicologia, jurídica, entre outras;
– da formação na área de Vendas.

Porque bastaria uma simples fala de 5 segundos, exemplificando:

– Hoje a tarde tenho uma aula, palestra, curso e não poderei estar…
– Filha esse final de semana papai tem um plantão na imobiliária.

Frases desse tipo, as quais estamos habituados a proferi-las, ajudariam a promover nossa imagem. Outro caminho poderia ser o de mostrar cenas dentro do local de trabalho do nosso “representante”, na imobiliária, que pudessem transmitir uma organização, ética e profissionalismo. Esse é o meu desejo para o futuro desse personagem que é visto por dezenas de milhões de brasileiros.

Mas novelas vão e vem… O importante é continuarmos nos ajudando com o nosso trabalho na vida real para melhorarmos a nossa imagem e nossas condições de trabalho, através de métodos e hábitos que demonstrem retidão e seriedade.

E por falar em ficção e realidade, vale lembrar que o mais importante é o conteúdo, e nessa hora lembro do “nosso” Salve Salve – Gonçalves Dias, na Canção do Exílio que retrata:

“Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.“

Nós sabemos o que a nossa profissão nos pede, mas tem o outro lado, e nessa troca eu tenho certeza que vale a luta, de que o saldo é positivo. Mas pode melhorar muito, como tudo nessa vida.

corretor-novela-malvino-salvador

E estamos aqui para tentar contribuir humildemente, mais e mais, a cada post, a cada novo espaço, a cada novo leitor que nos prestigia e é isso. Temos muito para conquistar e batalhar para a classe, mas esses são outros 500. Já estamos em outro patamar, demos grandes passos em termos de condições de trabalho e formação adequada do profissional, isso é real.

Nosso objetivo é que tenhamos mais flores nas nossas “várzeas” e menos espinhos na nossa jornada. Porque os nossos bosques tem muita vida e nela bastante dedicação e uma gigantesca dose de Amor. Precisamos criar meios (conteúdo) para que exemplos simples, como esse da novela, possam contribuir para que tenhamos mais orgulho na hora de dizer que SOMOS CORRETORES DE IMÓVEIS.

Parabéns para você, Corretor com C maiúsculo! Você é digno de muitos elogios, pelo simples fato de – ser Corretor ou Corretora.

Que assim seja e que assim sejamos…
BJOS e ABS!
PCX

Fonte: http://gurudocorretor.com.br/o-corretor-da-novela-da-globo-e-um-desejo/

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *