5 dicas para extrair grandes ideias de sua equipe

Saiba como aproveitar a inovação do seu time e reconhecer os seus esforços

reunião-27-4-2013Não há método certeiro para ter uma ideia brilhante, mas há formas para exercitar a criatividade. Da mesma forma, não há receita sobre como aproveitar as sugestões de funcionários. Há comportamentos, porém, que facilitam o processo de estimular, por em prática e reconhecer as ideias de sua equipe. O site da revista Fast Company listou algumas delas.

1. Seja um routi
Nas antigas guerras polinésias, os routis eram oradores que serviam quase como líderes de torcida, animando os guerreiros, os lembrando de vitórias anteriores e explicando os propósitos da batalha. Eles se misturavam dentro do batalhão para entusiasmar todos. Faça o mesmo com sua equipe: espalhe motivação, deixe claro os objetivos da empresa e mostre como o sucesso pode chegar com novas ideias.

2. Seja um apanhador de ideias
Você precisa estar disposto a escutar as ideias dos seus funcionários e, nessa hora, você precisa se esforçar para entender e pensar se elas realmente são boas para o seu negócio. Não vá saindo dispensando tudo que aparece na sua frente.

3. Seja acessível
Ideias têm validade muito curta e podem morrer se esperarem muito por um ouvido amigo. Não deixe que sua equipe ache que você não está nem aí para o que eles têm a dizer ou que é muito burocrático expor as opiniões deles. Arranje tempo para escutá-las e se concentre no que eles têm para compartilhar.

4. No primeiro momento, fique satisfeito
Ao ouvir uma grande ideia, não parta imediatamente para fazer modificações ou tentar melhorá-la. No primeiro momento, deixe que o membro da sua equipe aproveite os louros de sua sugestão. Haverá bastante tempo para você aperfeiçoá-la depois – e com a participação da sua equipe.

5. Seja responsável
Não deixe que boas ideias desapareçam no buraco negro do esquecimento: se uma delas foi aceita, explique como ela se tornará realidade ou por que ela precisou ser deixada de lado. Sua equipe tem de saber que os esforços dela não estão sendo em vão. E não se esqueça de celebrar quando elas realmente derem certo.

 

Fonte: globo.com

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *