Cozinha gourmet ou cozinha americana?

cozinhas-americanas-14No book dos lançamentos das construtoras os clientes sempre se deparam com termos como cozinha gourmet e cozinha americana. Mas, o que poucos sabem é que, atrás dessa informação simples há um estudo aprofundado sobre qual ambiente é indicado para cada perfil de família.

A cozinha gourmet e americana são apenas nomes diferentes para um mesmo modelo, que tem como grande lance a comunicação entre a área e outros ambientes da residência. Por permitir a visão clara de outros ambientes da casa como sala de estar e de jantar, o modelo favorece aquele “chef” que gosta de receber amigos em casa para preparar comidinhas especiais e, ao mesmo tempo, interagir com os convidados. Por essa razão, o modelo já faz parte do padrão de muitas casas brasileiras.

Mas, antes de escolher o padrão é importante entender o que comporta no espaço que você tem reservado para a cozinha. Veja algumas dicas:

cozin-4Para casas médias, a cozinha deve ter, pelo menos, uma parede com 3 metros para instalação de armários e de uma bancada de trabalho. No ambiente também é possível incluir uma ilha, formatada por uma bancada central, que garante espaço extra de armazenamento e trabalho. As opções variam de uma simples mesa colocada ao centro a bancadas que podem incluir uma pia ou ainda um fogão de mesa, aqueles que só possuem as trempes e não possuem forno (é necessário utilizar exaustor). Neste caso devem existir pelo menos 120 centímetros entre a bancada/armários e a ilha para permitir uma circulação fluida e para que portas e gavetas possam ser abertas sem incômodos. Em cômodos estreitos a cozinha paralela é a mais indicada. O formato permite a instalação de duas filas de armários/bancadas, o que significa que ganha em espaço para arrumação e para trabalhar; posicionada uma em frente à outra, deve existir um espaço mínimo de 120 cm entre ambas as filas para facilitar o trabalho. Essa opção normalmente não permite a existência de um espaço de refeição, a não ser que seja numa extremidade da cozinha.

02-1Em grandes áreas é possível utilizar o modelo em “U”, uma das disposições mais agradáveis. O formato da letra permite a colocação de muitos armários, gavetas e múltiplas superfícies de trabalho. Para ambientes grandes, mas, com muitos cantos a melhor alternativa é a forma de L. Nessa versão é possível integrar uma zona de refeições nos cantos ou de uma ilha.

Independente do espaço é muito importante escolher revestimentos adequados para paredes, pisos e bancada, para a manutenção não seja um problema antes ou depois de cozinhar.

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *