QUAIS CARACTERÍSTICAS OBSERVAR EM UM IMÓVEL?

Antes mesmo de começar a busca pelo seu imóvel é preciso que você tenha em mente que algumas características merecem mais atenção independentemente de quais sejam os seus objetivos. Elas normalmente não podem ser mudadas e influenciam não apenas no valor do contrato, mas também a sua qualidade de vida ao morar no imóvel. Por isso, as principais características são:

ESPAÇO

Avaliar o espaço de um imóvel não significa apenas ver quantos metros quadrados ele tem e, sim, como é a distribuição da sua planta, como os cômodos são dispostos e se isso se encaixa na sua vida.

Um imóvel muito grande pode ser mal aproveitado e ter uma planta que não o favorece, como ao ter uma sala muito grande e uma cozinha minúscula, quando a sua necessidade é uma cozinha de tamanho razoável. Do mesmo modo, um imóvel pode ser mais compacto e ter uma disposição de cômodos que otimiza o seu espaço, fazendo com que ele pareça maior e seja mais confortável. Por isso, essa avaliação precisa ser feita de maneira completa e não apenas olhando para o número da metragem.

LOCALIZAÇÃO

A localização, por sua vez, é o local onde o imóvel está e é um dos únicos itens que não poderão ser modicados após você adquirir o imóvel. Por isso, você deve avaliar a localização do imóvel para saber se é um bairro em desenvolvimento ou já valorizado, se há projeções de acontecerem obras de infraestrutura no local, se é próximo das principais facilidades das quais você precisa para o seu cotidiano e mais.

Também é importante pensar na vizinhança como um todo. Quem quer tranquilidade em seu novo lar não irá se sentir satisfeito em um bairro boêmio ou com agitada vida noturna, por exemplo. Já um casal que goste de dar festas e receber os amigos precisará de um bairro e uma localização em geral que permita que isso seja feito.

ACESSO

Especialmente em grandes cidades, o acesso ao imóvel é muito importante porque pode ser a diferença entre passar mais horas no trânsito ou não. A acessibilidade ao imóvel também pode ser mais ou menos importante entre quem deseja mais ou menos privacidade.

Alguém que deseja ­ficar mais isolado da loucura de um grande centro precisa de um imóvel um pouco mais inacessível para as outras pessoas, enquanto quem deseja comodidade para se locomover deve priorizar imóveis que estejam perto de vias principais.

INFRAESTRUTURA

Embora a infraestrutura de um imóvel esteja mais associada quando se fala de apartamentos, é uma característica que também pode dizer respeito a casas como um todo. De modo geral, observar a infraestrutura é em caso de prédios e condomínios observar quais são as facilidades do imóvel como área de lazer, elevadores e segurança 24 horas.

Também é possível falar de infraestrutura quando se pensa nos locais adjacentes ao imóvel, já que é preciso que serviços fundamentais estejam disponíveis, assim como algumas facilidades, como supermercados e escolas.

IDADE DO IMÓVEL

A idade do imóvel também conta, porque quanto mais antigo ele for, maiores são as chances dele possuir algum tipo de comprometimento ou problema estrutural. Isso não significa que todos os imóveis novos estão em perfeitas condições ou que os imóveis mais antigos não possam ser considerados, mas, sim, que a atenção com o imóvel deve crescer à medida que aumenta a sua idade.

PREÇO

Já o preço é importante, porque é necessário que o imóvel ­que dentro do seu orçamento. Considerar imóveis muito acima do que você efetivamente pode pagar é perigoso por dois motivos: o primeiro é que coloca todos os imóveis que você pode pagar em uma condição inferior. Segundo que o alto comprometimento do orçamento pode não deixar espaço para reformas e imprevistos que aconteçam.

Publicado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *