Qual o melhor investimento para comprar meu 1º imóvel?

Especialista responde dúvida de leitor sobre investimentos. Envie você também suas perguntas

Pergunta do leitor: Tenho 30 mil reais investidos na poupança da Caixa e pretendo usar esse dinheiro para comprar meu primeiro imóvel. Optei pela poupança, porque ela não cobra taxa de administração e não desconta Imposto de Renda. Quanto a poupança rende por mês e qual outro investimento poderia me dar um retorno melhor? 

Se tudo der certo no ambiente político e econômico, a taxa de juros vai continuar caindo e, quando isso acontece, a poupança começa a despontar como uma oportunidade fácil e acessível de juntar dinheiro. Infelizmente, com as taxas altas que estavam sendo pagas, ter mantido o dinheiro na poupança no passado tirou alguns reais da sua reserva. A boa notícia é que esse cenário deve mudar em breve.

Duas informações que precisam ser levadas em conta para definir a melhor opção de investimento é o  prazo que você projeta para essa acumulação e quanto você dispõe por mês para poupar. Com pouco conhecimento sobre o mercado, você tem perfil conservador e é melhor investir em possibilidades de menor risco. 

Veja a seguir uma comparação entre alguns investimentos: poupança; Tesouro Selic sem taxa de custódia; CDB com remuneração de 100% do CDI (taxa DI, muito próxima à Selic); e fundo de investimento referenciado pelo CDI com taxa de administração de 1%.

A simulação foi feita para uma aplicação inicial de 10.000 reais, para diferentes períodos, cada um com uma alíquota de tributo. Hoje, a taxa de juros (taxa Selic) está em 10,25% ao ano.

A poupança foi calculada com base nas novas regras, como se o depósito tivesse sido feito após 04/05/2012. Nos fundos, não foi considerado o efeito do come-cotas, nem dos custos além da taxa de administração, o que significa que o resultado apresentado é maior do que o verificado na realidade.

Para 180 dias:

Para 360 dias:

Para 720 dias:

 

Com isso, você já pode tomar a sua decisão estritamente do ponto de vista do rendimento, lembrando que, como seu dinheiro está na Caixa, o risco de crédito é compatível entre os títulos do Tesouro Nacional, o CDB e os fundos dessa instituição.

 

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *