Comprar um imóvel ou alugar? Veja dicas para fazer a melhor escolha

Você que vai casar, resolveu morar sozinho ou está buscando um novo imóvel, certamente está passando pela dúvida: comprar ou alugar? Essa situação é mais comum do que você imagina e por isso, hoje trouxemos algumas dicas para lhe ajudar a encontrar a melhor opção.

O sonho da casa própria faz parte da cultura de nosso país, e muitas vezes, enxerga-se o aluguel como perda de dinheiro. Mas, será que é bem assim? Por um lado, tem-se a segurança da posse do imóvel, mas por outro, os riscos do financiamento. Já o aluguel lhe permite mais flexibilidade e menos preocupações com o imóvel, porém não oferece garantia de estabilidade. Como decidir?

As duas opções apresentam vantagens e desvantagens e o fator decisivo principal está diretamente relacionado a seus objetivos, visão de futuro e condições atuais. É fundamental analisar as variáveis e ponderar.

Portanto, vamos às dicas!

 

Avalie o contexto econômico

O setor imobiliário é um dos mais sensíveis à economia. Cenários de instabilidade podem afetar taxas, programas de incentivos, alíquotas e por aí afora. Diante disso, é prematuro afirmar de modo categórico se é mais viável alugar ou comprar um imóvel.

Essa conclusão varia de acordo com as características do momento econômico em que você tomará sua decisão, levando-se em conta inflação, taxa Selic, risco imobiliário, taxa de rendimento de fundo de investimentos, índice IGP-M, entre outros.

Comece avaliando em qual situação você se encontra:

Com o valor disponível para quitar à vista

Se você tem o valor do investimento em mãos, fatores como juros de financiamento e variação das alíquotas não serão obstáculos para a aquisição de um imóvel. Neste caso, o principal ponto a se analisar é se esse dinheiro lhe trará mais lucratividade aplicado em um imóvel ou em um fundo de investimentos, com rendimentos mensais.

É hora de colocar na ponta do lápis e pegar a calculadora para estudar o que é mais interessante para o momento. Se você tem renda o suficiente para comprar à vista e manter uma situação financeira equilibrada, a compra se apresenta bastante favorável. Por outro lado, se você investirá todos os seus recursos e ficará sem reserva, considere investir o dinheiro e reaplicar os rendimentos, até que tenha mais folga para a aquisição à vista.

Vale ressaltar, que além do valor bruto do imóvel, você precisa inserir na conta os demais custos como escritura, impostos, seguro, reformas e outros.

Com um planejamento financeiro consistente, o aluguel por determinado tempo ajudará a reaplicar os valores do rendimento e a fazer uma compra mais segura, sem esvaziar seu bolso.

 

Com condições para levantar um financiamento

O financiamento via crédito imobiliário surgiu como uma oportunidade de facilitar o acesso à casa própria. De fato, é uma saída para quem não possui o valor integral para a quitação à vista e pretende adquirir um imóvel.

É comum o pensamento de que é mais vantagem gastar determinado valor mensal em um financiamento do que em um aluguel. A princípio realmente parece. Contudo, é essencial detalhar cada uma das situações e trabalhar em consonância com o movimento do mercado.

Como abordamos acima, é preciso estar atento ao juros e taxas envolvidos nas transações. Os financiamentos imobiliários operaram em 2017 com taxas entre 9,33% e 11,40% ao ano. Ao fim da quitação do crédito concedido, o valor do imóvel pode sair para o comprador quase três vezes a mais que o valor original.

No caso de um financiamento, busque orientações de um especialista para que sua negociação seja a mais favorável possível, com taxas justas e parcelamentos que não comprometam sua vida financeira.

O aluguel por sua vez, oferece mais flexibilidade de negociação e mudanças em caso de revezes como desemprego, além de exigirem menos responsabilidades em relação ao imóvel. Apesar de não lhe dar a posse, é uma alternativa provisória enquanto você se organiza para comprar sua própria residência.

Entenda os pontos favoráveis do aluguel

Como você pode ver, o aluguel pode sim ser uma opção estratégica. Listamos os principais benefícios de se alugar um imóvel:

  • Em números absolutos, a oscilação do índice IGP-M impacta menos que a instabilidade das taxas de financiamento;
  • Custos de reformas e manutenção reduzidos, uma vez que parte dessa responsabilidade é do proprietário;
  • Maior flexibilidade para mudança de endereço;
  • Possibilidade de poupar para a compra da casa própria.

 

Entenda os pontos favoráveis da compra

Além de tratar-se de uma propriedade sua, a autonomia e a possibilidade de ter a casa dos sonhos são bem maiores quando se trata de seu próprio imóvel. Ademais, destacamos os seguintes benefícios:

  • Se você comprar à vista não tem uma parte da renda comprometida e se financiar, ao fim de determinado tempo o imóvel é seu “de fato”;
  • Você pode realizar as reformas e modificações da maneira que julgar melhor;
  • Há chances concretas de valorização do imóvel, o que pode oferecer oportunidades futuras de venda bem acima do valor pago inicialmente;
  • Aumento do patrimônio da família.

 

 

 

Conte com a ajuda de especialistas do setor imobiliário

A aquisição de um imóvel precisa ser bem pensada e orientada por profissionais especialistas, para que você faça uma boa compra, com segurança e sem dor de cabeça. Afinal, é um grande investimento e envolve fatores intangíveis de valor inestimável.

O aluguel de um imóvel também precisa de cuidados, tanto para evitar contratempos, quanto para efetivamente ser um benefício para o locatário. Visto que engloba também a relação com o proprietário e os termos de uso devem ser bem claros para ambas as partes.

Como garantia de sossego e transações seguras e bem realizadas, é recomendado que você procure o suporte de profissionais especializados em compra e venda ou em locação. Desse modo, é possível ter acesso às oportunidades mais interessantes e contar com o conhecimento e a expertise de quem entende desses mercados.

Fazer tudo sozinho pode ser inicialmente tentador, mas lembre-se dos riscos relacionados a transações desse porte e dos transtornos que podem surgir no meio do caminho.

 

Na hora de decidir entre comprar um imóvel ou alugar, é muito importante que você considere os critérios que apresentamos e, sobretudo, que tome uma decisão capaz de garantir conforto e segurança financeira.

A Rede Imvista é composta por uma vasta equipe de profissionais especializados em operações imobiliárias e altamente capacitados para lhe auxiliar na escolha mais estratégica. Entre em contato com uma imobiliária da rede e bons negócios!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *